top of page

Relatos individuais

Bruno fazan

O mundo dos gamers faz o maior sucesso na internet e pelo mundo, eles arrastam multidões de fãs por onde passam, milhares de seguidores em diferentes redes sociais. Fazem lives jogando e interagindo com quem acompanha. Pessoas que são conhecidas por seu trabalho através de jogos ao vivo, moram em mansões com outros gamers e participam de campeonatos contra jogadores de diversos estados ou até mesmo países diferentes. 

São pessoas que carregam uma bagagem de incentivo à sociedade e de diferentes idades que através da internet influenciam o seu público.

Por isso que acredito que tem haver com o teoria funcionalista, porque entende que cada parte pertencente a sociedade com suas especificidades, funções e tem a responsabilidade pela sociedade como um todo.

00:00 / 01:00
bruno.png

Diego silva

A teoria hipodérmica foi a primeira grande teoria que buscou compreender a relação entre as pessoas e as mídias de comunicação em massa, com ela podemos ver as influências que as mídias têm sobre as pessoas. 

O filme Rede do Ódio, o qual o jovem Tomasz consegue um emprego em uma empresa de relações públicas, a partir desse momento a missão dele se torna destruir a reputação das pessoas, principalmente de um candidato político, usando as redes sociais como  arma de manipulação. O jovem conseguia manipular as pessoas com boatos falsos, perfis fictícios com muita falta de ética, assim surgindo as famosas Fake News.

A relação da teoria hipodérmica no filme é notável, pois as pessoas tinham as mesmas percepções sobre essas informações sem veracidade, como uma desinformação em massa, capaz de manipular o rumo do país.

00:00 / 01:01
diego.png

Guilherme barbosa

Opa, meu nome é Guilherme, sou do 2° semestre de Rádio, TV e Internet, Matutino da Universidade Cruzeiro do Sul. Com a grande exposição de imagem de qualquer pessoa nas redes sociais, se tornando influenciadores digitais, me fez ver uma grande relação com a Teoria Funcionalista e um de seus conceitos, o “gatekeeper”. No entendimento do emissor e do processo de comunicação de massa, é um conceito criado pelo psicólogo Kurt Lewin, o significado é aquele que controla o fluxo de informações. Atualmente, os usuários confiam nos influenciadores como fonte de informação, trata-se de um formador de opinião, mesmo que informal, que tem a capacidade de influenciar a decisão de uma pessoa ou um grupo de pessoas. Isso não acontece só nos dias de hoje, desde 1760, a Rainha Charlotte promoveu uma marca de porcelanas. A técnica é ainda bastante usada pelas empresas no intuito de atrair consumidores, artistas como Xuxa com seu hidratante "Monange” e esportistas como Michael Jordan com seu modelo de tênis “Jordan”. Nos dias de hoje, os influenciadores emprestam sua imagem para divulgar uma marca de uma determinada empresa.

Liberdade, 2022.

00:00 / 01:00
guilherme.png

João victor silva

Olá, eu sou João Victor Santos aluno de Rádio, TV e Internet da Universidade Cruzeiro do Sul. O Funcionalismo, busca entender uma sociedade a partir das suas regras de funcionamento e das diferentes funções nela desempenhada. Cada indivíduo em uma sociedade exerce uma função e o conjunto de todas as funções permitem o funcionamento harmônico da sociedade.

O anime "Tate no Yusha", retrata a história de um garoto que foi levado a outro mundo, contra sua vontade e forçado a se tornar um herói cardinal para defender esse novo mundo de ataques de criaturas. Porém, acaba caindo em um golpe planejado pelo Rei.

Nesse anime o Reino é Matriarcal, se o rei soubesse governar sem a rainha, tivesse sido justo e pensado no povo, o herói poderia exercer sua função sem complicações. O reino seria protegido com toda força e tudo seria melhor. Como resultado desse mau funcionamento, o herói tem dificuldade em exercer sua profissão, pessoas pelo reino sofrem com o ataque dos monstros e o país acaba se afundando.

00:00 / 01:00
joão bunitão.png

lucas henrique camargo

A Hipótese, ou Teoria do Agendamento, foi formulada por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 1970. Essa hipótese propõe a ideia de que, os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos que são veiculados com maior destaque na cobertura jornalística.

O programa que eu escolhi e que se encaixa com essa teoria, é o programa “Furo MTV”, da falecida MTV. Nele, dois comediantes, Dani Calabresa e Bento Ribeiro, dão as notícias mais importantes do dia e depois fazem piadas sobre elas.

O programa se relaciona com a teoria, pois eles repercutiam no final da noite notícias que já haviam sido exaustivamente tratadas nos jornalísticos ditos “sérios”. Logo, eram assuntos de amplo conhecimento público. O que tornava mais fácil até de se entender as piadas, já que o objetivo do programa era obter o riso por meio de um assunto de conhecimento geral e não necessariamente dar novas informações. 

00:00 / 01:00
lucas carometro.png

luma zanini

Olá, eu sou a Luma Zanini, aluna de Rádio, Tv e Internet da Universidade Cruzeiro do Sul. Vou falar sobre a relação que o desenho "Tom & Jerry" tem com a Teoria Funcionalista, estudada em sala de aula.
Eu assistia esse desenho na hora do almoço quando era criança, antes de ir para a escola. Me lembro que sempre ficava esperando o final para ver se o Tom iria sofrer alguma consequência de seus atos, ou ser reconhecido por eles, afinal ele sempre aprontava algo. 

A base da Teoria Funcionalista é que, cada um tem a sua função na sociedade e se um não cumpre a sua função, acaba gerando um desequilíbrio no sistema e afetando a todos. 

Podemos ver isso de maneira muito clara no desenho citado anteriormente. Em seus episódios, Tom, que é representado pelo gato, sempre fica responsável por algo, seja para buscar, cuidar, construir, ou apenas tomar conta da casa. E com a presença de Jerry, representado pelo rato, acaba não conseguindo cumprir a sua função, pois se dispersa do objetivo com as distrações dele e gera desequilíbrio no local. 

00:00 / 01:01
Luma carometro.png

Maria Eduarda Cordeiro

O Estruturalismo é uma perspectiva que, propõe analisar diferentes fenômenos sociais a partir da ideia de estrutura. Edgar Morin é um sociólogo, filósofo, antropólogo francês e um dos nomes mais importantes nos estudos dessa teoria.

E é a partir de seus estudos que ele cunha o conceito de Olimpiano. Para ele, uma tendência real da cultura de massa e quer dizer, a promoção de indivíduos normais a heróis, mitos, um mix de humano e sobre-humano. Têm dinheiro, fama, poder, a reverência dos fãs. Seu estilo é copiado, suas palavras ouvidas, mas seus problemas, amarguras, dores, são de humanos comuns.

Esse conceito pode ser perfeitamente empregado no mundo da internet hoje, com os influenciadores. E para mim, isso relembra a época em que me considerava fã do influenciador Julio Cocielo, do canal do Youtube "Canal Canalha". Eu o seguia por todas as redes, assistia a tudo disponível, chegando até a imitar seus maneirismos. Porém, após  um episódio em que ele foi publicamente racista, o meu olhar mudou, me fazendo lembrar que ele era como eu, passível de erros e principalmente, um ser humano comum.

00:00 / 01:00
maria.png

nicolas narcizo

Oi, sou o Nicolas Narcizo, aluno de rádio, tv e internet da Universidade Cruzeiro do Sul. E hoje, vou fazer a relação da Teoria Funcionalista com o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate.

Nessa teoria, cada entidade tem uma função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um descontrole dela própria. E tem como proposta tentar compreender a sociedade, segundo as trocas e relações sociais entre os indivíduos e os grupos.

O filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate" de 2005 tem relação a dois conceitos. Cada trabalhador, que eram chamados de Oompa Loompas, tinham o seu cargo em cada área da fábrica e era preciso o trabalho em conjunto para o funcionamento dela. Já as crianças, eram alienadas, a cada elemento o qual definia a sua personalidade. E com a distribuição dos 5 tickets dourados, a alienação aumentou e por conta de sua característica mimada, cada criança teve a sua consequência nesse trajeto.

00:00 / 01:01
Nicolas chatão.png

stefany maia

A cultura de massas é fruto de uma fusão de elementos culturais (tanto da cultura erudita, quanto da popular) que se manifestam de forma a atingir todas as classes sociais.

Todas as vezes que pensarmos no termo “cultura de massas”, temos que nos remeter ao conceito de indústria cultural, pois ela está subordinada à ótica da mesma. 

Para Hannah Arendt, em seu texto “A Crise da Cultura” de 1961, houve uma mercantilização da cultura de massas. A cultura deixou de ter um aspecto de identidade para se tornar um mero entretenimento. Um exemplo disso é o filme “Abracadabra” de 1993, que conta a história de três irmãs bruxas (as irmãs Sanderson), banidas do século XVII devido à prática de feitiçaria e posteriormente retornam a vida no século XX, após seus espíritos serem evocados no Dia das Bruxas. Produzido pela Walt Disney Pictures,  a indústria se utiliza da cultura pagã (bruxaria e Dia das Bruxas), a transforma em uma espécie de “produto” e a vende como entretenimento, assim tirando todo o acúmulo de capital cultural que estes elementos pagãos teriam. 

00:00 / 01:01
Ssssss.png

CONTATO

  • Instagram
  • TikTok
  • Facebook
  • Youtube
  • Soundcloud

© 2023 por Produtora Farofa Cult.

Orgulhosamente criado com Wix.com

Cruzeiro do Sul Educacional S.A.,
CPF/CNPJ:

62.984.091/0003-66 - Rua Galvão Bueno, 868 - Liberdade - SP

Obrigado pelo envio!

bottom of page